Descrição
Albuquerque Mendes nasceu em 1953.
Mas o artista trocou os estudos de Engenharia Civil, pelo curso de Artes Plásticas na Universidade de Coimbra.
Na década de 1970 surge a primeira performance/ritual em Portugal realizada por Albuquerque Mendes.
Frequentou assim o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), entre 1970 e 1975, e aí realizou a sua primeira exposição individual, em 1971.
Imediatamente após a Revolução dos Cravos, em 25 de Abril de 1975.
Assim Albuquerque Mendes passou a integrar o Grupo Puzzle, com uma assinalável prática de intervenções públicas, organização de festivais de performance em vários pontos do país, aliada à proposta de uma pintura de fragmentos, realizada individualmente, e que depois passava a ser grupal.
Albuquerque ocupa assim um lugar histórico e singular nas artes portuguesas, e ganhou notoriedade em 1977, durante o congresso da Associação Internacional de Críticos de Arte, em Lisboa, quando o crítico e cineasta José Ernesto de Sousa organizou a mostra “Alternativa Zero”, de grande importância no panorama da arte portuguesa da segunda metade do século XX.
Em Novembro de 2001, a Fundação de Serralves realizou a primeira exposição antológica do artista: “Confesso”, com organização de João Fernandes, curador da instituição. Em 2000, realizou a exposição “Lágrimas”, na Galeria Anna Maria Niemeyer, no Rio de Janeiro.
Recebeu a Medalha Municipal de Mérito — Grau Ouro pela Câmara Municipal do Porto, presidida por Rui Moreira.
Pela sua assinalável contribuição para o desenvolvimento e difusão artística da cidade.