Descrição
Ana Vieira nasceu em Coimbra em 1940, passando a infância na ilha de S. Miguel, Açores.
Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, terminando o curso de Pintura em 1965. Foi casada com o pintor Eduardo Nery. Ana Vieira viveu e trabalhou em Lisboa.
Expõe desde 1965, mas a sua primeira mostra individual acontece em 1968. “Intitulada Imagens Ausentes, esta mostra deixa claro o interesse de Ana Vieira em superar a dimensão estritamente pictórica do trabalho criativo. Investindo em suportes desviantes em relação ao modelo do quadro pintado“.
Sintonizado com as tendências concetuais emergentes, o seu trabalho manifesta-se, desde esse primeiro momento. “pela revelação de uma proposta pós-pictural aberta à linguagem dos objetos comuns, tomando como modo preferencial a instalação“, para o que irá utilizar uma grande diversidade de materiais e dispositivos assim como biombos e elementos em madeira, peças de mobiliário, tecido, vidro espelhado…
As referências à casa – das paredes que a encerram às portas e janelas –, são recorrentes na sua obra. “Ela cria ambientes: constrói lugares habitados ou desabitados, hospitaleiros ou hostis, ocultos ou desvelados, silenciosos ou plenos de sons que exigem descodificação. Propõe, impertinentemente, corredores mutantes que atravessamos, espaços inquietos e inquietantes que nos expulsam, portas entreabertas que a um tempo mostram e velam, objetos reais ao lado de outros simulados. Levanta paredes que questionam: a segurança e as certezas do abrigo, a distância e a proximidade, a diferença entre o espaço público e o privado, o interior e o exterior“.
Faleceu a 29 de fevereiro de 2016.