Descrição
Antoni Clavé nasceu em Barcelona em 1913.
Aos 13 anos começa a trabalhar como ajudante de uma loja de têxteis de cintas e espartilhos. Frequentou o regime noturno da Escola de Artes e Oficios Artísticos y Bellas Artes de Barcelona.
Iniciando uma longa e celebrada carreira como artista plástico, um dos expoentes da arte espanhola do século XX.
Na Escola de Belas Artes aprendeu com grandes mestres como o escultor Angel Ferrant e pintor Félix Mestres Borrell.
Com obras influenciadas por artistas como Bonnard, Vuillard e Roualt, Clavé é mais conhecido pelas suas abstrações líricas, obras que combinam pintura com colagem.
Antoni Clavé em 1951, tem a sua projeção internacional com exposições na Galerie Witcomb em Buenos Aires e em Roma na Galleria dell’Obelisco.
Seguida pela Galerie Drouant-David em Paris em 1953 e pela Galleria del Sole em Milão em 1954, desde então acumula prémios e reconhecimento da crítica em diversas manifestações das artes plásticas, como mestre da pintura, gravura, design, escultura ou como figurinista, tendo trabalhado em cinema e chegado a ser nomeado para os óscares da disciplina.
Assim deixou uma vasta obra, presente em grandes instituições como os Museus de Belas Artes de São Francisco, Museu Nacional da Sérvia, Museu Patio Herreriano de Valladolid, Museo Patio Herresriano, a Tate Gallery de Londres, Museu de Bellas Artes de Bilbao, Museu de Arte Moderna de Paris, Museu Nacional de Arte Reina Sofia em Madrid, Museu de Arte Moderna de Tóquio ou o Museu Britânico em Londres.
O artista catalão faleceu em 2005.