António Nogueira


Escultura em pedra mármore Verde Guatemala
Dimensão: 38 x 14,5 x 13,5 cm
2024

Nota: O Clube Rastro tem uma oferta muito especial para si! Na compra desta obra receba imediatamente duas serigrafias:  “Amália” do artista Silvio Fiorenzo e o “Eusébio” do artista Alfredo Luz. No Clube Rastro há um mundo de ofertas e vantagens: oferta do transporte das obras, os clientes pagam as peças como puderem e, agora, recebem de oferta duas obras gráficas que valem 450 euros!
Confie, compre no Rastro; há 35 anos a transformar os seus sonhos em arte!

600,00

Em stock

Qualquer interessado pode adquirir de imediato esta obra; basta clicar em Adicionar e seguir os passos indicados.
Para pagar a obra em prestações, basta contatar-nos através do e-mail info@clube.galeriaorastro.com.
A obra será entregue em sua casa de forma inteiramente grátis. Para qualquer outra informação, por favor contate-nos por email ou através dos números de telefone: (+351) 233 411 188 ou (+351) 934 239 608.

REF: CR#2573 Categoria: Etiqueta:

Descrição

António Nogueira nasceu em Seia a 1 de Março de 1967.
Licenciou-se em escultura pela Escola Universitária das Artes de Coimbra ARCA-EUAC em 1994.

Desde 1995 possui atelier próprio, em Lavariz, Carapinheira, Concelho de Montemor-o-Velho, onde reside. Entre 1995 e 1999 lecionou Artes Visuais em várias escolas.
Tem exposto em diversas instituições e galerias .

Ao longo da última década, o escultor senense António Nogueira tem desenvolvido uma intensa atividade escultórica no centro do país, onde a sua obra pública se encontra particularmente representada.
Escultor figurativo, de inspiração realista, desenvolve sobretudo temas alegóricos e etnográficos. Neste último caso, parte de figuras representativas das práticas e manifestações mais tradicionais da cultura local e regional para alimentar e até renovar o imaginário popular. Essas homenagens poéticas, de cuidada composição de volumes e contido dinamismo de formas, caracterizam a sua obra pública.
Trabalha preferencialmente o mármore e a pedra calcária, que combina com o granito e betão em conjuntos de maior volume, como no Monumento ao Pescador da Praia da Leirosa, Monumento às Tecedeiras (Fioso, Crestuma), Peixeira da Praia da Leirosa, Homem dos Campos do Mondego (Montemor-o-Velho), Queijeira (Gouveia), Homem a Jardar (Gouveia), Moleiro da Gândara (Figueira da Foz), Monumento A Todas as Mães (Montemor-o-Velho), ou Mulher dos Enchidos (Quiaios).
Exposições individuais
2002 – Exposição de escultura, no Hospital da Universidade de Coimbra.
Exposições coletivas
2003 – Exposição de escultura, na Casa da Cultura em Seia.
2003 – Exposição de escultura, no museu da Figueira da Foz.
2004 – ARTIS III – Festa das Artes e das Ideias em Seia