Descrição
Armanda Passos nasceu em 1944, no Peso da Régua. Licenciou-se em Artes Plásticas na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Expôs desde 1976.
Foi professora de Tecnologia da Serigrafia no Centro de Reabilitação Vocacional da Granja, monitora de Tecnologia da Gravura na ESBAP (1977-1979) e membro do grupo “Série” Artistas Impressores.
Mas ao longo da sua carreira, Armanda Passos alcançou importantes distinções, tais como o 2º Prémio do Ministério da Cultura na Exposição “Homenagem dos artistas portugueses a Almada Negreiros” em 1984, a Menção Honrosa no “VIII Salão de Outono – Paisagem portuguesa” em 1987, a Menção Honrosa no “III Prémio Dibujo Artístico J. Pérez Villaamil” em 1990 e o Prix Octogone em 1997.
Armanda Passos representou Portugal em vários certames internacionais, por exemplo em Heidelberg, na V Biennal of European Graphic Art (1988); na Polónia, na Exposition Internationale de la Gravure – “Intergrafia 91”, no Pawilon Wystawowy Bwa, Katowice; e, em 1992, no Centre de la Gravure et de l’Image Imprimée, La Louvière, na Bélgica.
Participou assim em inúmeras exposições nacionais e internacionais e vários dos seus trabalhos integram coleções de prestigiadas instituições públicas.
Como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Oriente, a Fundação de Serralves, a Fundação Champalimaud,.
Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado.
Ministério da Cultura, o Ministério da Justiça (Palácio da Justiça do Porto; Palácio de Ratton). Museu da FBAUP ou a Reitoria da Universidade do Porto.
A artista vivia e trabalhava no Porto, na casa-atelier projetada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira. Faleceu em outubro de 2021, aos 77 anos de idade.