Descrição
Artur Bual e Nelson Dias, dois artistas plásticos.
Nascido em 1926 em Lisboa. Artur Bual cedo se revelou um dos artistas mais dotados da sua geração, considerado um pioneiro da pintura gestual em Portugal.
Mas Artur Bual foi, um dos primeiros pintores gestualistas abstratos portugueses que participaram no I Salão de Arte Abstrata, em 1954.
Em qualquer caso, porém, uma lista de pintores historicamente representativos das várias tendências da pintura abstrata em Portugal seria sempre incompleta sem o nome de Bual. (Isto independentemente do juízo de valor que se queira fazer sobre um dos maiores pintores portugueses desta segunda metade do século).
Artur Bual e Nelson Dias realizaram esta obra em conjunto.
Nelson Dias nasceu em Matosinhos, em 1940, tendo concluído o Curso Complementar de Pintura em 1964 na Escola Superior de Belas-Artes do Porto.
Em 1968, realiza a sua primeira exposição individual na Galeria Quadrante. Nos anos que se seguiram realizou várias encomendas de Tapeçaria e no campo da Pintura e Desenho desenvolveu, em estudos e quadros, uma linguagem POP que nunca veio a público.
Nelson Dias deixa-nos assim uma obra de qualidade plástica inestimável nas área da Pintura, Desenho e Banda Desenhada, que suscita vivo interesse na crítica de BD internacional.
Em 2007, o MAC – Movimento Arte Contemporânea. Organiza a exposição “As Formas do Existir”, primeira retrospetiva póstuma da sua produção na área da Pintura e Desenho.