Descrição
Damien Hirst nasceu em Bristol em 1965. Estudou no Goldsmiths College, famosa escola de artes londrina. Logo depois, em 1991, realiza a sua primeira exposição individual, em Londres, denominada “A Sign of Live”.
No mesmo ano, Damien Hirst executa um dos seus trabalhos mais conhecidos, a escultura “The Physical Impossibility of Death in the Mind of Someone Living”. Esta obra, que apresenta um cadáver de tubarão, colocado dentro de um aquário preenchido por formol, assume um carácter monumental tanto pelas suas dimensões como pelo tema abordado.
O efeito dramático do conjunto é acentuado pelo facto de o tubarão, um animal selvagem que geralmente simboliza a agressividade e o medo, permanecer imóvel, suspenso e encerrado no interior de um espaço translúcido (com uma ligeira tonalidade de verde).
Por outro lado, o artista realiza inúmeros trabalhos com animais, que ora surgem mortos e dissecados e inseridos em contentores com formol, ora aparecem vivos e encerrados em gaiolas ou aquários.
Tendo como fundamento a reflexão em torno de alguns temas de carácter existencial, ligados à condição humana (como o nascimento, a vida, a morte e o amor), todos os trabalhos que Damien Hirst desenvolve no primeiro período da sua carreira, assumem um objetivo comum: provocar reações violentas ao nível do espectador.
Por fim, pela radicalidade e impacto de muitos dos seus trabalhos, Damien Hirst tornou-se um dos mais interessantes e conhecidos artistas ingleses, tendo sido também considerado o artista vivo mais rico do Reino Unido.