Descrição
Eduardo Batarda nasceu em Coimbra em 1943.
Começou por estudar Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, mas enveredou pela pintura, tendo-se Licenciado na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1968.
Graças a uma bolsa Fundação Calouste Gulbenkian, obteve uma pós-graduação pelo Royal College of Art, em Londres, onde viveu.
Eduardo Batarda foi Professor da Escola Superior de Belas-Artes do Porto.
Está representado no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e nas coleções do Museu do Chiado, bem como em coleções privadas na Europa, Reino Unido e Estados Unidos da América.
Participou pela primeira vez numa exposição coletiva, a primeira de muitas, em 1966. A sua primeira exposição individual foi em 1968, em Lisboa. Tem realizado regularmente exposições individuais, principalmente em Lisboa e no Porto.
Algumas exposições antológicas e retrospetivas da sua obra foram então realizadas: em 1975, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (uma visão geral da sua obra na RCA, como bolseiro da fundação).
Em 1998, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (Eduardo Batarda: Pintura, 1965-1998).
E também no Centro de Arte Manuel de Brito, Algés, Oeiras [Lisboa] (Eduardo Batarda na Coleção CAMB).
Em 2011, no Museu de Serralves, Porto (Eduardo Batarda: Outra Vez Não).
Em 1986 recebe o prémio telegráfico Homeostética, a 9 de junho de 2005 o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
Em novembro de 2020, recebe do governo português com a Medalha de Mérito Cultura.