Fernando Lanhas

Sem título
Serigrafia sobre papel nº 124/150
Dimensão da mancha: 52 x 40 cm
Dimensão total: 75 x 55 cm
Dimensão com moldura: 83 x 65 cm
1994

Nota: O Clube Rastro tem uma oferta muito especial para si! Na compra desta obra receba imediatamente a serigrafia “Casa de D.ª Modista de Ser Cor de Rosa” do Mestre Roberto Chichorro. No Clube Rastro há um mundo de ofertas e vantagens: oferta do transporte das obras, os clientes pagam as peças como puderem e, agora, recebem de oferta uma obra gráfica que vale 500 euros!
Confie, compre no Rastro; há 35 anos a transformar os seus sonhos em arte!

 

750,00

Em stock

Qualquer interessado pode adquirir de imediato esta obra; basta clicar em Adicionar e seguir os passos indicados para que esta obra passe a pertencer à sua coleção.

A obra será entregue em sua casa de forma inteiramente grátis, com o seguro do transporte das obras a ser oferecido pelo Clube Rastro. Todas as obras de arte disponíveis no site do Clube Rastro têm cotação e estão devidamente certificadas.

Pode optar por subscrever o Clube Rastro, um clube de colecionismo de arte onde se acede à obra dos melhores artistas nacionais através de um pequeno investimento mensal de verba para o clube. Veja em Subscrição como aderir ao Clube Rastro.

Os subscritores do Clube Rastro não pagam qualquer joia de inscrição e terão direito a diversos prémios. Para qualquer outra informação sobre esta obra, por favor contate-nos através do info@clube.galeriaorastro.com

REF: CR#1794 Categorias: , Etiqueta:

Descrição

Fernando Lanhas nasceu no Porto, em 1923.

Em 1942, inscreve-se no curso de Arquitetura da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP).
O interesse pela pintura surge  então logo nos primeiros anos de frequência da ESBAP.
Levando-o a realizar trabalhos figurativos; faz amizade com Júlio Pomar e Manuel Pereira da Silva, com quem debate temas sobre arte.

Em 1943,  realiza as primeiras aguarelas e desenhos abstratos, mais tarde a mudança estende-se à pintura a óleo.
Por outro lado realiza trabalhos totalmente abstratos onde fixa as linhas orientadoras da sua obra futura, caracterizada por um forte sentido de continuidade.

Em 1949, recebe o Prémio Nacional de Desenho Marques de Oliveira na XI Exposição de Arte Moderna, do Secretariado Nacional de Informação, e inicia a pintura sobre seixos rolados.
Mais tarde realiza os primeiros trabalhos com colagem de recortes de papéis.
Em 1953, expõe individualmente pela primeira vez, na Galeria de Março, em Lisboa.

É-lhe atribuído o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante.
Em 2001 realiza-se mais uma grande exposição retrospetiva abrangendo assim as múltiplas vertentes da sua obra, no Lugar do Desenho, Fundação Júlio Resende, e no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto.
Fernando Lanhas recebe o Prémio consagração de Artes Plásticas – CELPA (Associação da Indústria Papeleira) com a colaboração da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva.

O artista faleceu em de fevereiro de 2012.