Descrição
Filinto Viana nasceu na Figueira da Foz, cidade onde reside e trabalha.
Pintor autodidata, de grande criatividade, foi assim construindo a sua carreira ao longo do tempo e aperfeiçoando a sua técnica.
Descobriu a pintura, já passava dos trinta, e logo a paixão foi mútua e após o seu início, junto de Michael Barrett e Mário Silva, a sua arte cresceu e hoje é, sem dúvida, um dos notáveis artistas.
Obteve alguma orientação trabalhando no início com o saudoso artista Michael Barrett, de quem foi próximo, partilhando algumas vezes o mesmo atelier.
De matriz neofigurativa, com marcas Fauve e onde alguns artistas como Modigliani, Picasso ou Marc Chagall, servem de inspiração.
O artista consegue assim destacar-se pela originalidade das suas figuras, das cores fortes e formas características.
A obra de Filinto conta histórias. Numa linguagem pictórica própria, a exaltação da cor e a rica figuração surrealizante, são presença constante no seu peculiar e aclamado trabalho artístico.
“Filinto Viana vai-se libertando da figuração estereotipada do seu início, através dum instintivo e anárquico método e de um critério colorista requintado, criando uma figuração difícil de catalogar, suportada por acordes de cores e tonalidades sofisticados que demonstram uma Arte cada vez mais refletida”, indica Fernando Campos.
Com presença regular em inúmeras exposições individuais e coletivas.
É um artista profícuo com obra espalhada por vários espaços do concelho e também de Portugal.