Descrição
Frans Plantema nasceu em 1938.
Influenciado criativamente principalmente pela década de 1950.
Pode-se dizer que a década de 1950 era dominada pelo Expressionismo Abstrato, uma forma de pintura que priorizava pinceladas dramáticas e explorava ideias sobre a natureza orgânica, a espiritualidade e o sublime.
Frans Plantema focava-se então nas técnicas formais da pintura, e as ideias da pintura de ação estavam unificadas com a liberdade política da sociedade dos Estados Unidos, em oposição à natureza estrita do bloco soviético.
No período pós-guerra, as lentes do modernismo concentraram-se, em termos internacionais, nos desenvolvimentos na cidade de Nova Iorque.
A Segunda Guerra Mundial trouxe para a cidade muitos artistas importantes exilados da Europa, levando a uma notável combinação de talentos e ideias.
Por outro lado importantes europeus que vieram para Nova Iorque e forneceram inspiração para artistas americanos incluíram. Piet Mondrian, Josef Albers e Hans Hoffmann, que entre eles estabeleceram as bases para grande parte do crescimento cultural significativo dos Estados Unidos nas décadas subsequentes.
Artistas influentes da geração expressionista abstrata incluíram Jackson Pollock (que inovou suas famosas técnicas de pintura por gotejamento, respingo e vazamento). Willem de Kooning, Mark Rothko, Frank Kline, Barnett Newman, Clyfford Still e Adolph Gottlieb.
Era um ambiente dominado pelos homens, embora o revisionismo necessário deste período tenha destacado as contribuições de artistas femininas. Como Lee Krasner, Joan Mitchell e Louise Bourgeois, entre outras.