Gil Teixeira Lopes

Fenetre Sur L’Histoire
Água-forte sobre papel nº 5/15
Dimensão: 70 x 64 cm
Dimensão com moldura: 77 x 68 cm
1970

Esta obra participou na II Bienal Internacional Della Grafica Firenze, em 1970.

Nota: O Clube Rastro tem uma oferta muito especial para si! Na compra desta obra receba imediatamente duas serigrafias:  “A Valsa dos Detetives” do artista Carlos Carreiro e o  “Quiosque” do artista Jacinto Luís. No Clube Rastro há um mundo de ofertas e vantagens: oferta do transporte das obras, os clientes pagam as peças como puderem e, agora, recebem de oferta duas obras gráficas que valem 450 euros!
Confie, compre no Rastro; há 35 anos a transformar os seus sonhos em arte!

650,00

Em stock

Qualquer interessado pode adquirir de imediato esta obra; basta clicar em Adicionar e seguir os passos indicados.
Para pagar a obra em prestações, basta contatar-nos através do e-mail info@clube.galeriaorastro.com.
A obra será entregue em sua casa de forma inteiramente grátis. Para qualquer outra informação, por favor contate-nos por email ou através dos números de telefone: (+351) 233 411 188 ou (+351) 934 239 608.

REF: CR#2013 Categorias: , Etiqueta:

Descrição

Gil Teixeira Lopes nasceu em Mirandela, em 1936.

Fez os estudos artísticos na Casa Pia de Lisboa.
Foi depois bolseiro da Academia Nacional de Belas-Artes e da Fundação Calouste Gulbenkian em Espanha, França, Itália e Inglaterra.

Lecionou na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa desde 1960 a 1995, onde passou ainda por diversos cargos de gestão.

Gil Teixeira Lopes é então autor de uma extensa obra neofigurativa e abstrata em pintura, gravura e escultura.
No seu percurso artístico constam centenas de exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro.

A sua obra está assim representada em coleções nacionais e estrangeiras, como é o caso das da Fundação Calouste Gulbenkian, da Biblioteca Nacional de Paris, do Museu do Vaticano, do Museu de Bronx-New York, da Biblioteca do Congresso em Washington, e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Gil Teixeira Lopes foi também membro da Cooperativa dos Gravadores Portugueses, da Sociedade Nacional de Belas Artes e da Academia Nacional de Belas Artes, por outro lado também  integrou inúmeros júris e painéis internacionais em Portugal e no estrangeiro.

Em 1987, Gil Teixeira Lopes recebe condecoração com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pela Presidência da República, pelo seu mérito internacional.
Em 2018, foi agraciado com o Grau Comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

Faleceu a 10 de novembro de 2022 em Lisboa, aos 86 anos.