Karel Appel

Sem título
Serigrafia sobre papel EA
Dimensão da mancha: 72 x 39 cm
Dimensão total: 80 x 60 cm

Nota: O Clube Rastro tem uma oferta muito especial para si! Na compra desta obra receba imediatamente a serigrafia “Casa de D.ª Modista de Ser Cor de Rosa” do Mestre Roberto Chichorro. No Clube Rastro há um mundo de ofertas e vantagens: oferta do transporte das obras, os clientes pagam as peças como puderem e, agora, recebem de oferta uma obra gráfica que vale 500 euros!
Confie, compre no Rastro; há 35 anos a transformar os seus sonhos em arte!

 

1.500,00

Em stock

REF: CR#2776 Categorias: , Etiqueta:

Descrição

Karel Appel nasceu em Amesterdão, 25 de Abril de 1921.
Foi um pintor, designer, artista gráfico, escritor e escultor neerlandês e co-fundador do grupo CoBrA, em 1948.

Estudou na Rijksakademie van Bee hldende Kunsten (1940-1943), onde se tornou amigo de Guillaume Corneille, seu futuro companheiro no CoBrA.

Karel Appel viveu em Paris, a partir do início da década de 1950; em Nova Iorque, na década seguinte, na Itália e na Suíça, onde faleceu.

Pintou também retratos de músicos de jazz e executou vários trabalhos públicos, incluindo um mural na sede da UNESCO em Paris.

Seus primeiros trabalhos lembram a pintura do realista neerlandês George Hendrik Breitner (1857- 1923). Porém, já à época da Segunda Guerra Mundial, volta-se para o Expressionismo alemão e principalmente para o trabalho de van Gogh.

Há então um ponto de inflexão no estilo de Appel, por volta de 1945. Quando encontra inspiração na Escola de Paris, particularmente em Matisse, Jean Dubuffet e Picasso.

A partir de 1947, o seu colorido universo pessoal é constituído de seres simples, infantis e animais amistosos, que povoam assim as suas pinturas, desenhos, esculturas de madeira pintada. Seu senso de humor chega ao ápice em grotescas montagens, relevos em madeira e pinturas como Hip, Hip, Hooray (1949) (Galeria Tate de Londres).

Faleceu em Zurique em 2006 aos 85 anos.