Manuel Patinha

Ventanas em Ocre
Acrílico sobre Cartolina
Dimensão: 70 x 50 cm
Dimensão com moldura: 79 x 58 cm
2008

Nota: O Clube Rastro tem uma oferta muito especial para si! Na compra desta obra receba imediatamente a serigrafia “Casa de D.ª Modista de Ser Cor de Rosa” do Mestre Roberto Chichorro. No Clube Rastro há um mundo de ofertas e vantagens: oferta do transporte das obras, os clientes pagam as peças como puderem e, agora, recebem de oferta uma obra gráfica que vale 500 euros!
Confie, compre no Rastro; há 35 anos a transformar os seus sonhos em arte!

1.000,00

Em stock

REF: CR#2821 Categorias: , , Etiqueta:

Descrição

Manuel Patinha nasceu na Póvoa de Santa Iria, em 1949.

Autodidata de formação, nos anos setenta influenciado pelo seu mestre Cruzeiro Seixas inicia a sua carreira como pintor.
Em 1973 participa no Salão de Primavera e Salão de Outono no Estoril.
No final dos anos 80 decide viver e trabalhar na Corunha, em Espanha onde desenvolve um importante trabalho na área da escultura e gravura.
Começou a desenhar e pintar nos anos 1970, realizando a primeira exposição individual na Póvoa de Santa Iria, sua terra natal, em 1971.

As pinturas do artista recriam um universo de símbolos e signos que se organizam à maneira de um alfabeto pessoal que remetem ao universo expressivo de África ou das ilhas do Pacífico. E, quase em paralelo, a escultura também em constante evolução de materiais, técnicas, formatos e universos simbólicos e referenciais.
É também autor de uma obra poética praticamente desconhecida.

A Fundação Cupertino de Miranda realizou em Vila Nova de Famalicão, em 2005, a exposição retrospetiva “Manuel Patinha: O Olho Inteligente”, onde foram exibidos desenhos, pinturas e esculturas de Patinha.
Em 2006, participou do “II Encontro com Pintura e Poesia” e do “I Simpósio Internacional de Escultura Pazo de Mariñan”, realizados no Pazo de Mariñan. O Museu Provincial de Lugo acolhe a exposição “Manuel Patinha, Processo da Alma”.
Em 2007 participou no “II Simpósio de Escultura em Granito de Penafiel”, em Portugal.
A Câmara Municipal de Ferrol dedicou-lhe uma exposição antológica: “Manuel Patinha: 20 anos de escultura”, no Centro Cultural Torrente Ballester, entre outubro e dezembro de 2009.

Manuel Patinha recebeu vários prémios, a sua obra encontra-se representada em vários espaços públicos, museus e importantes coleções em Portugal e Espanha.