Descrição
Olinda Mota, nasceu em 1956 em Bidoeira de Cima, uma aldeia nos arredores de Leiria, onde atualmente reside e mantém seu atelier.
É bacharel em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Mas ao longo de sua carreira, dividiu-se entre o ensino de Educação Visual e Artes em ateliers e a prática artística. Investindo sempre na sua formação pedagógica e artística, incluindo uma licenciatura obtida na ESECS de Leiria.
Olinda criou e dinamizou clubes de artes em contexto escolar, onde contou com o apoio do mestre Domingos Soares Branco, seu professor na faculdade, em várias atividades.
A pesquisa de Olinda Mota concentra-se então na exploração dos efeitos do tempo, tanto nas obras de arte quanto nos diferentes suportes e superfícies, sejam eles resistentes ou frágeis.
A artista investiga como o tempo transforma texturas, cores e materiais, ao mesmo tempo em que reflete sobre seu impacto na mente humana.
Essa investigação profunda permite assim que Olinda experimente e compreenda como o passar dos anos influencia o fazer artístico e as perceções dos artistas sobre suas próprias criações.
Exposições em Portugal:
- Março / abril de 2023: “Caminho”, Centro de Artes do Arrabal, Leiria
- Junho de 2023: “Da realidade à utopia”, Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, Leiria
- 25 de maio de 2024 (ainda patente): “A Cidade”, Casa da Buganvília, Óbidos -Curadoria de Adriana Scartaris
Exposições Internacionais Brasil:
- Setembro a outubro de 2024: “Grandes Mestres: a arte de transformar o mundo”, Museu da Cidade de Sertãozinho, São Paulo – Curadoria de Adriana Scartaris
- 27 de abril a 16 de junho de 2024: “Alquimia da Liberdade: A Revolução dos Cravos aos olhos de Celeste”, Instituto da Cultura Luso Brasileira – Botucatu – São Paulo – Curadoria de Adriana Scartaris
- 1ª edição: Fevereiro de 2024: “O Poder da Cor”, Centro Cultural de Cravinhos, São Paulo – Curadoria de Adriana Scartaris e Licia Vallim.