Descrição
Paul Mathieu de nacionalidade Belga, e agora também Portuguesa, nasceu em Bruxelas em 1953.
Frequentou o atelier de Helder Fernandes mas foi no entanto uma obra literária do Prof. Rocha de Sousa que teve maior influência na formação do seu estilo.
Radicado em Portugal desde 1979 desenvolveu um trabalho notável no campo das artes plásticas nacionais e algumas internacionais com inúmeras exposições tanto individuais como coletivas, ganhou a apreciação de um público fiel cada vez mais numeroso.
O que podemos dizer com mais clareza da pintura de Paul Mathieu será definido como sendo de estilo: ABSTRACTO EVOCATIVO.
Caracterizado por uma paleta de cor harmoniosa, a sua abstração evoca sentimentos e emoções ligados principalmente à natureza.
Céus, terras, mar, vento e vulcões são atmosferas que preenchem o espaço da tela envolvendo o espectador num ambiente de cor, luz e movimento.
Utilizando linhas de forças diagonais, ele imprime o movimento que dará a dinâmica nas suas composições. Por sua vez a cor conjugada com a luz sempre presente, deixara um sentimento de alegria e otimismo.
Apercebemo-nos também de elementos com influência oriental; traços pretos realçados por pequenos toques vermelhos que refletem uma preocupação de rigor estético apurado.
Mesmo abordando outros temas todas as suas obras seguirão essas linhas diretrizes.
Ao olharmos para as obras de Paul Mathieu temos que tentar abrangê-las na sua globalidade. Só depois redescobrir a riqueza cromática da paleta de cor e o equilíbrio das massas luz/sombra num conjunto dinâmico de grande riqueza plástica …