Descrição
Paula Rego é um dos nomes de maior destaque na arte nacional e internacional.
Nasceu em Portugal em 1935, vai estudar para Inglaterra aos 16 anos porque, nas palavras do pai, Portugal «não é terra para mulheres».
Em Londres, estudou na Slade School of Fine Art, em Londres.
Foi a primeira Artista Associada da National Gallery e recebeu o título de Doutora Honoris Causa pelas universidades de St. Andrews, East Anglia, Rhode Island School of Design, The London Institute, Oxford, Roehampton e Cambridge.
Foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem de Sant’Iago da Espada pelo Presidente da República em 2005.
Também nomeada Dame Commander of the Order of the British Empire pela Rainha Isabel II, em 2010, logo após a abertura da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.
Realizaram-se inúmeras retrospetivas e exposições da obra de Paula Rego, na Fundação Calouste Gulbenkian, na Casa de Serralves, na Tate Gallery, em Liverpool e na Tate Britain, em Londres, mencionando apenas algumas, sendo que a mais recente, a decorrer em 2022, está patente no Museo Picasso em Málaga.
Uma pintora de estórias, as personagens de Paula Rego desempenham nas suas obras uma variedade de papéis e retratam tensões inquietantes por baixo da superfície.
As suas obras expressam uma diversidade extraordinária de emoções e experiências.
A obra de Paula Rego está presente na 59ª Edição da Bienal de Veneza, em 2022, enquanto artista convidada.
Como refere Cecilia Alemani, curadora desta edição da Bienal.
Paula Rego “é alguém que, ao longo de cinco décadas, tem dedicado o seu trabalho a temas e ideias muito fortes.
Desde questões políticas, de género, liberdade de expressão, direitos das mulheres. São temas que aborda de forma muito direta e original”.
A artista faleceu a 8 de junho de 2022, em Londres.