Maria João Franco

Sem título
Óleo sobre tela
Dimensão: 116 x 82 cm
Dimensão com moldura: 130 x 96 cm
Ano: 1996

Nota: caso deseje adquirir esta obra e não tenha disponibilidade para pagar de imediato a totalidade do valor, o Clube Rastro permite o pagamento fracionado. Basta contatar o nosso clube e combinar connosco um plano de pagamentos. Sem despesas nem juros para si!

1.000,00

Esgotado

Qualquer interessado pode adquirir de imediato esta obra; basta clicar em Adicionar e seguir os passos indicados.
Para pagar a obra em prestações, basta contatar-nos através do e-mail info@clube.galeriaorastro.com.
A obra será entregue em sua casa de forma inteiramente grátis. Para qualquer outra informação, por favor contate-nos por email ou através dos números de telefone: (+351) 233 411 188 ou (+351) 934 239 608.

REF: CR#0097 Categorias: , , Etiqueta:

Descrição

Maria João Franco nasceu em Leiria, em 1945. Sendo filha de um dos grandes dramaturgos da sua época, Miguel Franco, desde cedo que contacta com o mundo literário e artístico, mas foi na década de 1960 que o seu potencial criativo desponta no contacto frequente com o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra. Frequenta a Escola de Belas Artes de Lisboa onde concluiu o curso de Pintura e curso de Arquitetura da Escola Superior de Belas Artes do Porto, embora a devoção pela pintura tenha prevalecido, a que não é alheio a sua relação próxima nessa altura com o celebrado pintor Nelson Dias, com quem casaria e que foi influência determinante, inclusive nos estilos que marcam a sua obra, o expressionismo abstrato e a figuração.

«Sentindo como fortes expoentes da Pintura Portuguesa, Rocha de Sousa, Gil Teixeira Lopes, Luís Dourdil, Júlio Pomar ou Resende, bebe neles a influência que tem em mira o extravasar de uma pintura de emoções contidas num expressionismo lírico de uma sensualidade quase “aquática” ou meramente fluida» (in, Movimento Arte Contemporânea). Entre outros galardões, Maria João Franco recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura português, a Comenda da Associação dos Artistas Plásticos Brasileiros, o Prémio de Edição na IV Exposição Nacional de Gravura da Fundação Calouste Gulbenkian ou o 1.º Prémio do Concurso de Gravura integrado no Ano Europeu do Ambiente Setúbal-Beauvais.

Outras obras deste artista