Descrição
Querubim Lapa, nasceu em Portimão em 1925.
Pintor, desenhador e gravador, autor de trabalhos de tapeçaria.
Querubim Lapa é reconhecido sobretudo como um dos mais importantes ceramistas portugueses, com soluções tecnicamente inovadoras.
Destacando-se os seus inúmeros painéis para espaços públicos assinalem-se, por exemplo, os painéis que criou para a Reitoria da Universidade de Lisboa, 1961, para a Avenida 24 de Julho, Lisboa, 1994.
Também para a Estação Bela Vista, do Metropolitano de Lisboa, 1998.
Frequentou as aulas de pintura do pintor Trindade Chagas e, em 1942.
Matriculou-se na Escola de Artes Decorativas António Arroio, onde foi aluno de Lino António. Nesse mesmo ano expôs pela primeira vez, apresentando-se em conjunto com os colegas Pedro Oom e Júlio Gil no Instituto Italiano de Cultura. Esta seria a primeira de tantas outras participações em mostras coletivas em Portugal e no estrangeiro. Durante esse período trabalhou como ajudante de Jaime Martins Barata. Terminado o curso da António Arroio em 1946, entre 1947 e 1950 frequentou o curso de Escultura da ESBAL, onde foi aluno de Leopoldo de Almeida.
Ao longo das últimas décadas retoma uma via mais claramente dedicada à cerâmica que foi objeto de diversos estudos e exposições.
Podendo então destacar-se a sua participação em coletivas de relevo promovidas pelo Museu Nacional do Azulejo (1978; 1991) ou pela Fundação Calouste Gulbenkian (1981; 1982), e a sua exposição retrospetiva no Museu Nacional do Azulejo.
Faleceu em 2016.