Descrição
Renée Gagnon nasceu em Montreal, no Canadá.
Esteve ligada ao Quarteto, ao Animatógrafo, e chegou a trabalhar com Andy Warhol.
No entanto, a sua formação é em Belas Artes, com um Diploma de Pintura da Escola de Belas Artes de Montreal e outro da Escola do Louvre em Paris, onde estagiou na Grande Chaumière com o pintor Aujame.
Em 1970, já em Lisboa, começa a concentrar-se em Técnicas de Serigrafia sobre tela de grande dimensão em Lisboa.
Entre 1972 e 74 reside em Luanda.
Em 1975 Renée Gagnon dedica-se então ao estudo sistemático do tipo de construção dos Musseques com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian.
Elabora várias publicações sobre o tema dos Musseques e doa ao Estado de Angola o conjunto dos seus trabalhos (textos e fotografias) sobre o fenómeno.
Desde 1976, assinou diversas publicações, participou em exposições individuais e coletivas.
Por outro lado como a deslocação ao Alentejo, em 2014, em que deu por si a fotografar oliveiras ancestrais.
No regresso ao seu estúdio em Lisboa, começou a trabalhar as fotografias em Photoshop e a aplicar-lhes tinta, posteriormente, num processo evolutivo, de construção da imagem; em que se acrescentam camadas artísticas ao original fornecido pela natureza. O resultado final é agora apresentado na exposição “Now and Ever | Oliveiras”.
Os seus trabalhos estão representados nas coleções da Fundação Calouste Gulbenkian, na Fundação Júlio Resende, na Caixa Geral de Depósitos, na Secretaria de Estado da Cultura, na Valor Sul Lisboa, na Presidência da República da Angola e na Câmara Municipal de Luanda e Lobito.
1992 – Prémio Aquisição, 1ª Bienal de Belas Artes AIP
1997 – Prémio Júlio Resende de Pintura
1998 – Prémio de Desenho, II Bienal de Belas Artes da Maia
1999 – Prémio Aquisição, 10ª Bienal de Vila Nova da Cerveira