Promoção!

Onik Sahakian

Madona com o Menino
Serigrafia sobre papel nº 194/200
Dimensão da mancha: 48,5 x 41 cm
Dimensão com moldura: 80 x 74 cm

100,00

Esgotado

Qualquer interessado pode adquirir de imediato esta obra; basta clicar em Adicionar e seguir os passos indicados para que esta obra passe a pertencer à sua coleção.

A obra será entregue em sua casa de forma inteiramente grátis, com o seguro do transporte das obras a ser oferecido pelo Clube Rastro. Todas as obras de arte disponíveis no site do Clube Rastro têm cotação e estão devidamente certificadas.

Pode optar por subscrever o Clube Rastro, um clube de colecionismo de arte onde se acede à obra dos melhores artistas nacionais através de um pequeno investimento mensal de verba para o clube. Veja em Subscrição como aderir ao Clube Rastro.

Os subscritores do Clube Rastro não pagam qualquer joia de inscrição e terão direito a diversos prémios. Para qualquer outra informação sobre esta obra, por favor contate-nos através do info@clube.galeriaorastro.com

REF: CR#0317 Categorias: , , Etiqueta:

Descrição

Onik Sahakian nasceu em 1936, em Teerão. Inicia jovem a sua educação artística recebendo uma bolsa de estudo para frequentar o Curso de Pintura de Miniaturas Persas no Instituto de Belas-Artes de Teerão. Em 1953 viaja para a União Soviética com o objetivo de continuar o estudo do ballet e de desenvolver a sua formação artística. De regresso ao Irão, ocupa o cargo de consultor do Ministério da Cultura durante cerca de dois anos. Parte depois para os EUA para estudar Ciências Políticas, frequentando as aulas apenas durante um ano letivo, findo o qual envereda pela carreira artística. Ingressa na Chouniard Art School de Los Angeles, Califórnia, onde conclui o Master em 1964.

Em 1958 conhece pessoalmente Salvador Dali, iniciando uma relação de amizade e colaboração direta que durará dezanove anos. Fascinado pela obra de Dali, torna-se seu discípulo e o surrealismo dalineano constituirá a sua maior influência. Em 1969, muda-se de LA para Nova Iorque, onde funda a sua própria empresa de consultoria de arte e de design de jóias: a “Onik Designs Ltd.”. A exposição de pintura e joalharia que apresenta em 1971 no Centro Rockfeller, subordinada ao tema “O Quadro e A Jóia do Mês”, vai proporcionar-lhe amplo reconhecimento por parte do público e dos media de Nova Iorque.

Radica-se em Portugal em 1987, decidido a suspender as suas atividades artísticas que retoma por influência e impulso de Ana Maria Botelho. O talento de Onik Sahakian é polifacetado, expressando-se pela pintura, joalharia (muitas das jóias usadas por Dali e Gala são de sua autoria), escultura, cenografia e guarda-roupa para ballet. Ao longo da sua carreira, expos em todo o mundo, sobretudo nos continentes americano e europeu, tendo apresentado mais de 40 exposições. Onik Sahakian faleceu em 2012, em Lisboa, aos 76 anos.