Descrição
Su Xiaobai nasceu em 1949 em Wuhan, na província de Hubei, na China. Estamos perante um dos expoentes da arte contemporânea chinesa, com dimensão global e um percurso multi-premiado notável. Em 1965 entrou na Escola de Artes e Ofícios de Wuhan e, de 1985 a 1987, estudou pintura a óleo na Academia Central de Belas Artes de Pequim. Em 1987 mudou-se para a Alemanha para prosseguir os seus estudos de pós-graduação na Kunstakademie Düsseldorf, regressando à China em 2003.
«Não há nada que eu possa fazer, o que significa que fiz tudo o que podia. Na verdade, a qualquer hora, a qualquer momento. E este é o único modo que me permite criar obras».
Antes de se radicar na Europa, a obra de Su Xiaobai tendia para o realismo social. A experiência em primeira mão da arte ocidental de vanguarda afetou radicalmente a sua visão e a sua estética. Durante a década de 1990, o seu trabalho tornou-se assim menos figurativo e, após seu retorno à China, passou a concentrar-se nas características essenciais de cor, forma e superfície. Tendo eliminado o tema e as imagens reconhecíveis, a arte cativante do artista plástico relaciona-se então tanto com a linguagem da arte abstrata ocidental quanto com as tradições filosóficas chinesas, incluindo o Sutra Budista: “Tudo é nada, nada é tudo”. Atualmente, o artista vive e trabalha entre Xangai e Düsseldorf.