Descrição
Alexandre Farto, de seu nome artístico Vhils, nasceu em Lisboa em 1987 e cresceu no Seixal. Figura internacional da arte pública, sobretudo no graffiti, street art; a sua imagem de marca são os rostos esculpidos em paredes e muros. Envolveu-se no graffiti ao ar livre, a princípio nas paredes e mais tarde em comboios, com amigos ou sozinho, em Portugal e logo depois passou a “grafitar” por toda a Europa.
O graffiti, disse, deu-lhe a base para decidir o seu futuro profissional: “Um dos conceitos fundamentais que exploro reside no ato de destruição enquanto força criativa, um conceito que trouxe do graffiti – um processo de trabalho através da remoção, decomposição ou destruição, ligado à sobreposição de camadas históricas e culturais que nos compõem. ”
Tirou um curso de Belas Artes na St. Martin”s School. Já farto de pintar em paredes ilegais, passou para os posters de publicidade. Pintava-os de branco e escavava as camadas de anúncios acumulados.
Experimentou voltar às paredes e esculpi-las. Assim conquistou o mundo e, normalmente, é Alexandre que escolhe o lugar onde crava a sua arte, mas também tem recebido convites para fazer intervenções em vários locais.
Escolhe rostos anónimos baseados em fotografias. Usa explosivos e martelos pneumáticos para esculpir e dar textura, técnica que tem vindo a desenvolver. Mas não só, também usa lixívia, produtos de limpeza, ácidos corrosivos e café, juntamente com os tradicionais sprays, stencils e tintas.
Os seus trabalhos de serigrafia e outros estão disseminados pelas ruas e galerias em todos os Continentes e também nas cidades lusas do Porto e Aveiro, para além de capitais como Lisboa, Londres, Paris, Bogotá, e cidades como Medellín, Cali (Colômbia), Nova Iorque, Los Angeles, Hong Kong, Toronto. Sendo, assim, uma marca de prestígio para as cidades que acolhem a genial arte de Alexandre Farto aka Vhils.