Descrição
Eduardo José Nery de Oliveira, Pintor, nasceu na Figueira da Foz, a 02-09-1938. Era filho de Maria Elisa Nery de Oliveira, Escritora, e de Sebastião José de Oliveira, Engenheiro. Em 1939, a família muda-se para Lisboa, onde frequentou os Liceus Camões e D. João de Castro.
Nesse ínterim, em 1955/57 recebe premio no Concurso do Almanaque Português de Fotografia e participação em diversos Salões de Fotografia, em Lisboa, Barreiro, Cartaxo e Estremoz.
Logo depois, em 1956, inscreve-se no Curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL) com o objetivo de transitar para o Curso de Arquitetura da mesma Escola, sendo seus colegas, entre outros, Rafael Calado, Manuel Costa Cabral, Tomaz Vieira, Jorge Martins, Fernando Conduto, Luís Pinto Coelho e Ana Vieira.
Imediatamente, em 1957, participa na Exposição coletiva “4ª Exposição de trabalhos extra escolares dos alunos da ESBAL”, Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), Lisboa.
Em 1958, participa na Exposição coletiva “5ª Exposição de trabalhos extra escolares dos alunos da ESBAL”, SNBA, Lisboa.
Assim, em 1959, é distinguido com o 1º Prémio de Pintura no “4º Salão da Primavera”, Estoril. Exposição coletiva internacional, “First International Student Salon of Photography”, Universidade de Hong Kong. Viagem e estadia em Paris com Rafael Calado.
Em 1966 faz a criação de vários cartões “Op-Art” para tapeçarias destinadas à Galeria Interior (não concretizados) e, ainda, para a tapeçaria “Harmonias de Quadrados I”, aceite pelo júri da “III Bienal Internacional de Tapeçaria”, em Lausana, Suiça.
Por fim, Eduardo Nery está representado no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, e no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Recebe condecoração em 2012, pelo Presidente da República, como Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Faleceu em Lisboa, a 02-03-2013