José Rodrigues

Sem título
Técnica mista sobre papel
Dimensão: 33 x 25 cm
Dimensão com moldura: 49 x 42 cm

Nota: O Clube Rastro tem uma oferta muito especial para si! Na compra desta obra receba imediatamente duas serigrafias:  “A Educação” da artista Luzia Lage e o “Quiosque” do artista Jacinto Luís. No Clube Rastro há um mundo de ofertas e vantagens: oferta do transporte das obras, os clientes pagam as peças como puderem e, agora, recebem de oferta duas obras gráficas que valem 450 euros!
Confie, compre no Rastro; há 35 anos a transformar os seus sonhos em arte!

600,00

Esgotado

Qualquer interessado pode adquirir de imediato esta obra; basta clicar em Adicionar e seguir os passos indicados.
Para pagar a obra em prestações, basta contatar-nos através do e-mail info@clube.galeriaorastro.com.
A obra será entregue em sua casa de forma inteiramente grátis. Para qualquer outra informação, por favor contate-nos por email ou através dos números de telefone: (+351) 233 411 188 ou (+351) 934 239 608.

REF: CR#2477 Categorias: , Etiqueta:

Descrição

José  Rodrigues nasceu em Luanda a 28 de outubro de 1936.

Realizou os seus estudos artísticos na Escola Superior de Belas-Artes do Porto.
Onde concluiu o curso de Escultura, em 1963.
Este é também o ano em que ajuda a fundar a Cooperativa Árvore, uma cooperativa privada na cidade do Porto, com o objetivo de promover então um novo modelo de ensino artístico, em arquitetura e belas-artes, capaz de romper com o academismo vigente, mais livre e colaborativo.  Presidiu esta instituição durante trinta anos.
A par desta atividade foi professor de Escultura na ESBAP até 1998.

Com Armando Alves, Ângelo de Sousa e Jorge Pinheiro constituiu, em 1968, o grupo Os Quatro Vintes.
Todos artistas que irão marcar a introdução das vanguardas em Portugal a partir dos anos 1960. Este coletivo de artistas, que existiu até 1972, foi formado pela coincidência dos vinte valores dos seus membros no final do curso na Escola de Belas-Artes do Porto, e contribuiu de forma decisiva para um entendimento da arte contemporânea que se fazia em Portugal, a par do que se experimentava então no resto do mundo ocidental.
Em 1973, José Rodrigues expôs na Bienal de S. Paulo, no Brasil.

Foi um dos promotores da Bienal de Vila Nova de Cerveira, em 1978, em conjunto com Jaime Isidoro (1924-2009) e Henrique Silva (n. 1933), na vila onde também viveu, e onde criou ainda a Escola Profissional de Ofícios Artísticos.

A 9 de junho de 1994, recebe a condecoração de grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

O Artista faleceu em 2016.