Júlio Pomar

D. QUIXOTE E OS CARNEIROS I 
Serigrafia sobre papel
Dimensão da mancha: 52,5 x 79 cm
Dimensão com moldura: 87 x 113 cm
Tiragem: 150 exemplares e 25 provas
de artista (PA).
1998
Nota: Editada por ocasião da exposição Dom Quixote por
Júlio Pomar, Centro Cultural da Gandarinha, Cascais.

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Descrição

Júlio Pomar nasceu em Lisboa em 1926. Pertence à 3ª geração de pintores modernistas portugueses.

Júlio Pomar é um gigante da história da arte portuguesa e um dos grandes da arte universal.

Assim com uma carreira a todos os títulos brilhante e celebrada aquém e além fronteiras.

Aluno da Escola António Arroio e da Faculdade de Belas-Artes, aos 16 anos já expunha num atelier na Praça das Flores, onde chamou a atenção de Almada Negreiros que lhe comprou o primeiro quadro.

Mas os primeiros anos da sua carreira estão ligados à resistência contra o regime do Estado Novo e à afirmação do movimento neorrealista em Portugal, marcando a especificidade deste no contexto europeu.

Assim começou assim, uma carreira artística a todos os níveis notável, multipremiada e representada em muitas coleções públicas e privadas, em monumentos, painéis e outras obras de arte pública de relevo.

Artista múltiplo e insubmisso, era igualmente cidadão participativo na sua “polis” e a sua militância política em prol da democracia e da liberdade nos tempos da ditadura salazarista.   Partilhou a mesma cela com Mário Soares, mais tarde Presidente da República.

Foi Júlio Pomar, já pintor consagradíssimo, que viria a pintar o retrato oficial do estadista, que se encontra na galeria oficial do Palácio de Belém.

O Museu do Chiado, o Centro de Arte Moderna, a Fundação Calouste Gulbenkian.

Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Fonds National d’Art Contemporain, Paris.

Museu de Belas Artes de Bruxelas.

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.

Caixa Geral de Depósitos e a Coleção Manuel de Brito, são alguns dos acervos que contêm obras de Pomar.

Júlio Pomar faleceu, em Lisboa, em 2018.

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