Descrição
Vasco Torres, desde sempre se interessou pela arte, na sua forma multidisciplinar, e como representação da realidade através de diferentes prismas.
Aproximou-se do mundo da pintura nos anos 80 e, hoje, a arte faz parte do seu quotidiano e estilo de vida.
Iniciou-se como autodidata numa vertente mais figurativa.
Posteriormente, procurou mestres e frequentou cursos desde “A Teoria da Estética e Arte Contemporânea” na Sociedade Nacional de Belas Artes à pós-graduação em “História da Arte Contemporânea”, na Universidade Católica do Porto e ao mestrado em “Artes Plásticas”, no Instituto Politécnico de Leiria.
Este percurso influenciou o seu estilo, que se encaminhou cada vez mais para a pintura abstrata.
Em 2005, frequentou, na Fundação Calouste Gulbenkian, os cursos «O valor da arte», com o professor Eric Amouroux, e «Aspetos e Conceitos Fundamentais da Arte Contemporânea no Mapa da Cultura Atual», com a professora Sandra Vieira Jürgens.
Assim neste momento, o seu trabalho caracteriza-se pela abordagem destas duas vertentes da pintura. Participou em inúmeras exposições, coletivas e individuais.
Vasco Torres é membro de várias instituições e galerias de arte.
O seu trabalho está assim presente em instituições públicas, como a Câmara Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal Torres Vedras, e em coleções particulares, em Portugal, Canadá, França, Suíça e E.U.A.
O seu trabalho também está presente em vários livros e catálogos.
Dedica-se exclusivamente à pintura desde 1998.