Baltazar Torres

Our Way ( detall )
Instalação com materiais diversos
Dimensão: 125 x 82 x 131 cm
2001

Obra reproduzida no livro ” Baltazar Torres” La voluntad del deseo. Lineas de horizonte, na página 128.

Nota: O Clube Rastro tem uma oferta muito especial para si! Na compra desta obra receba imediatamente a serigrafia “Casa de D.ª Modista de Ser Cor de Rosa” do Mestre Roberto Chichorro. No Clube Rastro há um mundo de ofertas e vantagens: oferta do transporte das obras, os clientes pagam as peças como puderem e, agora, recebem de oferta uma obra gráfica que vale 500 euros!
Confie, compre no Rastro; há 35 anos a transformar os seus sonhos em arte!

3.500,00

Em stock

REF: CR#2826 Categoria: Etiqueta:

Descrição

Baltazar Torres nasceu a 25 de Dezembro de 1961 em Figueira de Castelo Rodrigo.

Licenciado em Artes Plásticas/Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde foi docente de Desenho e Pintura.
Realizou a sua primeira exposição em 1988 e desde então tem mostrado regularmente a sua obra, construindo um percurso sólido tanto a nível nacional como internacional.
A sua obra engloba pintura, escultura, desenho e instalação.

Pretende chamar-nos a atenção para o fenómeno que resulta da concentração da massa humana nas grandes cidades. Assim como consequência do fator migração impulsionado pelo desenvolvimento económico e industrial de uma economia globalizada e centralizada.
As zonas residenciais que coincidem com os enormes blocos de cimento onde as pessoas habitam nas grandes cidades, assim como os caminhos traçados que são as estradas e auto-estradas e os veículos que utilizamos, verdadeiros viciantes micro-espaços móveis, são sinónimos de uma vivência artificial, despersonalizada e alienadora.
Esta denúncia feita através das obras de Baltazar Torres, em relação às coisas insólitas deste mundo que já assumimos como normais. Por força da nossa vontade acomodatícia, e também a componente auto-referencial na sua criação artística, em que o seu próprio retrato é esculpido em grande parte das suas obras, deixando transparecer as suas emoções, estimula as nossas inquietações que são, ao mesmo tempo, partilhadas pelo artista, fazendo um apelo às nossas consciências.

A sua obra está presente em coleções públicas e privadas.

CAM Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal

Fundação Ilídio Pinho, Porto, Portugal

Fundação Culturgest, Lisboa, Portugal

Fondation Pilar i Joan Miró, Palma de Maiorca, Espanha

Fondation Claudine et Jean-Marc Salomon, Alex, França

CAC Málaga, Espanha

CGAC, Santiago de Compostela, Espanha

Museu de Bellas Artes de Santander, Espanha