Descrição
Cristina Marques Garcia nasceu em Lisboa e vive em Tomar.
Em cujo Instituto Politécnico frequentou o curso de Artes Plásticas, embora tenha estudado Medicina Veterinária na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
As artes plásticas, porém, ganharam preponderância na sua vida.
Passando a aprofundar o conhecimento e a técnica em aprendizagens de desenho e pintura na Casa das Histórias de Paula Rego, e sobretudo, desde fevereiro de 2018, sob a “tutela” de Mestre Jaime Silva, em regime tutorial na Sociedade Nacional de Belas Artes, desenvolvendo o projecto «A influência dos diferentes estados de espírito na leitura “colorida” ou “ acinzentada” do meio que nos rodeia – Mindscapes».
Cristina Garcia começou a despertar a atenção do público e da crítica em 2003, com uma menção honrosa na primeira participação no concurso de pintura do Centro Nacional de Cultura, passando a ser presença frequente em galerias públicas e privadas de todo o país. Em 2019, foi selecionada para os finalistas ao VIII Concurso de Pintura Ramon Portillo, em Motril, Andaluzia. A figura humana, toda a sua complexidade como Ser, a vida, as vidas e as envolvências.
São os seus temas de eleição, onde encontra a inspiração para desenvolver o seu processo criativo.
«Na obra da autora, o elemento humano tem presença certa. Também a “montanha” e uma certa luz “finissecular”; a presença de algo que se movimenta circularmente em luz refletida e, as sombras folhagem; as sombras que tudo invadem (com aberturas agrestes, como na aparente abandonada casa de campo). Sente-se a “pastosidade” arrastada do óleo; das sucessivas camadas que constituem o “corpo” do quadro; do deleite da pintora nesse caminho lento, porém decidido.(…)», Jaime Silva, pintor