Descrição
Mafalda Mendonça mestre em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (MIARQ-FAUP, 2012), com a dissertação intitulada “Um lugar para a Dança” – no âmbito da relação entre Arquitetura, Cenografia e Dança.
Entre 2013 e 2014, fez o estágio profissional sob a orientação do arquiteto João Mendes Ribeiro.
De 2014 a 2019, trabalhou no escritório CPrata Arquitetos, no Porto.
Ao longo destes anos tem desenvolvido a sua prática arquitetónica individualmente.
Atualmente, desenvolve a sua atividade como pintora, tendo participado em várias exposições individuais e coletivas.
Encontra-se representada na Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro.
Colabora, como professora e no âmbito de projetos de criação coreográfica. Com a Companhia Instável e com a Escola de Dança Ginasiano, onde fez a sua formação profissional como bailarina.
Em 2020 inicia os estudos no Programa de Doutoramento em Arquitetura, na FAUP. Encontra-se a desenvolver a sua investigação sobre a prática artística como parte de um processo de criação arquitetónica.
É Investigadora Integrada no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), no grupo de investigação Teoria e Práticas de Projeto (T2P).
Mafalda Mendonça faz parte do grupo de 12 autores que pintou o mural ” Para Agustina – Extravagante Retrato de Familia”, no Porto.
Para construir a pintura, Mafalda foi, também, buscar inspiração à autobiografia da autora natural de Amarante, “O Livro de Agustina”. Na qual se percebe que “existe um cruzamento entre a vida real de Agustina e a vida de Lourença”, a personagem principal de “Dentes de Rato”.
De igual forma, as cores carregam consigo significado, além de conferirem harmonia à obra. “Os verdes e os azuis têm muito a ver com a perceção que tenho do livro, que é uma sensação de subtileza muito grande na passagem do tempo”.