Descrição
Mota Urgeiro nasce na aldeia da Barroca, concelho do Fundão, em 1946.
Cedo descobriu o gosto e fascínio pelas Artes.
Passou pela aguarela, mas é na pintura a óleo que consegue transmitir os sentimentos e emoções das paisagens que o inspiram.
Mota Urgeiro inspirado por muitos artistas portugueses como Silva Porto, Carlos Reis e muitos naturalistas daquela época ou por outros de escola internacional como Sorolla, Daubigny e outros impressionistas. É a espátula e o óleo que dão forma à sua inspiração e a tornam tão próxima da realidade.
No final da década de 70, já casado e com um dos três filhos, decide ir viver para o Algarve. Terra natal da sua mulher, onde assim encontra um ponto de equilíbrio entre o bucólico da aldeia e o frenesim da grande capital. É no Algarve, concelho de Lagoa, onde vive até hoje.
Na sua obra, como um reflexo da sua vida, podemos encontrar a tranquilidade das paisagens naturais e da vida no campo, sobretudo das atividades rurais e ainda rudimentares, e o fascínio dos contrastes citadinos, todos pautados por jogos calados de sombra e de luz.
A sua obra tem sido exposta um pouco por todo o país. Desde Lisboa a Coimbra e Lagos, passando por Caldas da Rainha, Leiria e Portimão.