Descrição
Peter Klasen nasceu em 1934 em Lübeck, Alemanha. Terminou os estudos formais artísticos em 1959, na Escola Superior de Belas Artes de Berlim. Aqui, mergulhou nas correntes mais vanguardistas da Europa do pós-guerra, como a Bauhaus ou o Expressionismo Alemão.
Nesse ano, rumou a Paris onde depressa se tornou uma das figuras-chave da Nova Figuração, participando, em 1964, na exposição “Mythologies Quotidiennes” no Museu de Arte Moderna da Vila de Paris. Dois anos depois expõe pela primeira vez individualmente 1966, iniciando uma longa e prolixa carreira internacional, com obras hoje presentes em mais de 80 galerias públicas e privadas, sobretudo europeias.
Peter Klasen foi um dos fundadores da corrente denominada Figuração Narrativa ou Neo-figurativismo. Um dos seus pontos altos em termos expositivos terá sido a grande retrospetiva da sua obra, organizada pelo Museu Touquet-Paris-Plage, em 2013. A sua arte pública também se encontra presente em várias cidades, incluindo portuguesas e a sua obra foi objeto de diversas monografias.