Descrição
Luís Soares nasceu em 1952, em Maputo, Moçambique. As suas vivências culturais e estéticas, marcadas pela mistura branca, negra e asiática característica de Moçambique que assim, marcaram profundamente a sua vida artística.
Frequenta o cursos de desenho na Escola de Desenho e Pintura do Núcleo de Arte de Lourenço Marques, em 1968, e aí executa os seus primeiros trabalhos a óleo. Ingressou em 1969, como aluno, no Colégio Nun’Alvares de Tomar, em Portugal.
Autodidata, desde muito jovem se dedica ao desenho, pastel, aguarela e guache.
Teve como professor do Instituto, o artista António Heleno, que o contagiou e entusiasmou na paixão pelo desenho. Obtendo sempre uma alta nota de qualificação.
Em 1974 faz a sua primeira grande exposição na Casa Amarela, com o apoio da Câmara Municipal de Lourenço Marques. Foi Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian para gravura, na Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses – GRAVURA, com orientação técnica de João Hogan, em 1979. Executa painéis em azulejo na Fábrica Viúva Lamego, em 1980, e tem os primeiros contactos com a faiança portuguesa pela qual se apaixona.
Luís Soares expõe desde 1974 e desde então participou em mais de 500 exposições coletivas um pouco por todo o mundo: E.U.A., Bélgica, Suíça, Portugal, Moçambique, França, Alemanha, Itália, Holanda, Suécia, Noruega. Atualmente a sua obra tem sido presença assídua em mostras internacionais como a Europ’art, a Art – Miami, a Art La, a Art Dusseldorf ou a Artexpo – Nova Iorque.
Em 2023 realiza exposição em Castillo de La Adrada-Ávila-Castilla y Leon-Espanha.
Criadas séries de esculturas para arte láser.